Minha rotina completa de skincare para pele oleosa & com acne

by - janeiro 20, 2019

Eu me tornei uma dessas pessoas que prega sobre as bençãos de uma boa rotina de skincare. Sem meus produtinhos de pele eu fico com o rosto coçando, derretendo em óleo, enchendo de espinhas. 
Há alguns anos eu venho testando vários e vários produtinhos para a pele, pesquisando fórmulas e adequando uma boa rotina. Hoje em dia os itens que melhor funcionam para mim são os com formulações mais naturais e orgânicas focadas em extratos vegetais, óleos vegetais e essenciais. Então, hoje nós vamos falar sobre toda a minha rotina de cuidados cruelty free e veganos para minha pele oleosa & com acne.

Sobre a minha pele

Quando eu falo que minha pele é oleosa não quero dizer que tenho um pouco de óleo na Zona T, quero dizer que ela produz óleo pra caramba e se não bem cuidada escorre óleo por todo santo poro do meu rosto. Meus poros são bem abertos na região do nariz e essa é pior área para mim, óleo escorre e eu fico brilhando feito uma estrela massiva. Também há a questão da acne e o fato da minha pele ser sensível. Eu também tenho uma certa tendência à manchas, tenho sardas e vários pontinhos vermelhos e mais pigmentados, e por isso, sempre estou de olho em ingredientes que ajudem a uniformizar o tom de pele.

A Rotina


1. Limpeza

Preciso dizer que é muito, mas muito, importante limpar bem o seu rosto? Contudo, não é meter um sabonete super adstringente que vai levar teu couro embora. Precisamos limpar a pele com bons ingredientes que vão tratar dela enquanto eliminam as impurezas e sujeiras. Meu processo de limpeza depende se estou maquiada ou não.
Caso esteja maquiada uso óleo vegetal puro para remover a maquiagem e logo venho com meu sabonete líquido de copaíba para retirar o excesso do óleo. Esse processo é conhecido como double cleansing (limpeza dupla) e é muito efetivo para retirar toda a maquiagem e protetor solar e deixar sua pele prontinha para os próximos passos. Caso esteja sem maquiagem vou direto para o sabonete líquido e enxáguo com água morna.



2. Tonificação

Tonificar a pele é tão importante quanto lavá-la, pois, é nessa etapa que você irá começar a reequilibrar sua pele fornecendo à ela ativos que irão hidratá-la, nutrí-la e de quebra também evitar excesso de óleo e tratar das acnes. Eu já testei vários e vários e vários tônicos e o meu preferido é o da linha Peles Oleosas da Cativa Natureza. Ele é extremamente rico e além de balancear pele também preveni a oleosidade e também trabalha como tratamento para a acne.
Seja qual for seu tipo de pele procure tônicos sem álcool e que não agridem a pele devido o excesso de adstringência. Ingredientes como aloe vera, camomila, óleo de semente de uva e ácido hialurônico são sempre bem-vindos para todas as peles.

3. Tratamento

Antes de começar a hidratar eu utilizo um gel desinflamatório para a espinhas. Aplico o gel neste momento, pois, a instrução do produto pede sua aplicação na pele limpa. Uso apenas um pouquinho do gel em áreas inflamadas, espero a pele absorver e sigo para etapa seguinte. O Gel Facial da Cativa Natureza é meu querido e tem resenha dele no blog, é só clicar aqui para ler!



4. Hidratação

Não sinta que você precisa fazer vinte mil passos na hora de hidratar o seu rosto, ok? Se você está começando agora a fazer sua rotina, se você prefere ter poucos produtos, se você não quer investir muita grana tá tudo certo! Eu já testei várias e várias combinações na hora da hidratação e esses são os produtos que melhor funcionam para mim.
Meu primeiro passo é usar uma água nutritiva como essência. As essências são bem parecidas com os séruns, contudo, são mais leves e possuem menor concentração de ativos. Elas começam preparando a pele com uma camada de hidratação que irá "ancorar" o seu hidratante. Juro, usar a Água de Aloe Nutritiva da Live Aloe faz t-o-d-a a diferença tanto na hidratação como no controle de oleosidade.
Aí sim eu vou para o tradicional creminho hidratante, neste caso o creme-gel de Romã da Korres. Para finalizar eu venho com o ÓleoAloe Precioso também da Live Aloe que é um hidratante bifásico composto por uma série de óleos vegetais, essenciais e gel de aloe vera. Uso apenas um gotinha para finalizar a hidratação e selar meu rosto, garantindo que a pele mantenha-se hidratada e viçosa por mais tempo. No período da noite eu acabo usando de duas a três gotinhas para intensificar seu efeito, assim, acordo com a pele bem sedosa e viçosa.



5. Proteção Solar

Proteção solar é tudo na vida, se for preciso economize nas outras etapas para comprar um bom protetor solar para sua pele conforme as necessidades dela. Eu me dou muito bem com esse de Uva Grega da Korres, apenas irei comprar o de FPS 50 da próxima vez já que teremos mais uns meses de sol por aqui.
Em relação ao meu método de aplicação, eu espero todos os produtos da etapa de hidratação assentarem e serem absorvidos para então passar o protetor solar. Utilizo 1 pump + 1/2 para toda a região do rosto e pescoço, já que a indicação é utilizar 1 colher de sopa para face, orelhas e colo. Ele é absorvido rapidamente e não deixa o rosto esbranquiçado.


6. Extras


6.1 Esfoliação

Uma ou duas vezes por semana, dependendo do estado da minha pele, eu utilizo os Cristais de Quartzo da Terramater para esfoliação. E sério, esses cristais são incríveis! Você pode usá-los misturados com água, óleo vegetal ou até mesmo no seu gel/sabonete líquido. Em breve farei uma resenha mais completa aqui no blog.

6.2 Máscaras

Sou um pouco mais mão de vaca quando o assunto é máscaras, admito. Contudo, eu sinto que as argilas me fornecem aquele cuidado extra que procuro. Já testei diferentes misturinhas com diferentes argilas e no momento estou utilizando a argila branca e a argila preta. A argila comumente mais indicado para peles oleosas e com acne é a verde, contudo, minha pele não se adaptou muito à ela e vi mais resultados utilizando a preta. Já a branca ainda é novidade para mim, mas a intenção é utilizá-la para controle da oleosidade e também para minimizar as manchinhas de espinhas.



Overview

Bastante informação, não é? Sorry, mas você não precisa necessariamente utilizar tantos produtos. O importante é focar nos quatros passos básicos de limpar, tonificar, hidratar e proteger do sol. Os passos extras você pode adicionar aos poucos conforme for aprendendo melhor sobre sua pele.
Não é sobre gastar horrores em produtos super caros e ficar na busca incessante e frustrante pelo rosto perfeito, é sobre cuidar e dar carinho à sua pele. Vai ter uma mancha aqui, uma cicatriz de espinha ali, um ponto seco embaixo do olho e nós não precisamos surtar por isso. É muito mais gostoso ter skincare como selfcare que como fonte de perfeição. No meu post sobre não usar base eu falo sobre essa neura  com a pele perfeita e sobre como minha pele se rebelou no começo dos meus vintes anos.

Então, para finalizar, esse é o resumo de toda a minha rotina de skincare:

Você tem uma rotina? Quais são produtos preferidos? Me digam nos comentários e até o próximo post.

You May Also Like

0 comentários