Vibes de Revista: Maquiagem Editorial

by - fevereiro 16, 2019





Pele natural, brilho no alto das bochechas, blush à mostra, pálpebras brilhando e então, decido se vou de gloss transparente ou cor nos lábios. Cada foto minha no Instagram vem seguida de um #editorialmakeup e assim eu vivo meu sonho de Vogue.
Lá no Instagram eu misturo o high fashion com avantgarde, mas na vida fora das selfies eu sempre uso uma versão mais realista e simples das makes editoriais. Em breve vou começar uma série sobre looks para o dia-a-dia inspirados nas técnicas e estéticas deste estilo e por isso decidi fazer este post para falar sobre Editorial Makeup e sobre como eu a adapto para a minha rotina diária.

A Maquiagem Editorial

A make editorial pode ir de básica à elaborada, de um delineado gráfico colorido à camadas e camadas de várias sombras de cores e texturas diferentes. Em seu cerne ela é feita para ser fotografada ou para a passarela (também conhecida nesse caso como Runaway/Highfashion makeup). Então, não necessariamente é feita com o propósito de durar no seu rosto durante um dia todo de trabalho. Esses tempos a Nyma Tang postou um vídeo com o maquiador Daniel Martin e no vídeo eles falaram sobre as diferenças da make do Instagram e da make dos editoriais. Uma das diferenças citadas por Daniel Martin é que os maquiadores profissionais não estão preocupados com essa questão da durabilidade da maquiagem ao produzirem uma modelo para um photoshoot ou para um desfile. Sendo assim, são utilizadas bases de altíssima cobertura, marcações pesadas de contorno, camadas de iluminadores que ficariam extremamente deslocadas e exageradas em uma rotina normal de make. Muitas vezes a pele não é selada com pó para manter o brilho natural, são feitos olhos que craquelam em poucos minutos e são feitos traços assimétricos que procuram ser criativos e únicos. É um tipo de look que as gringas chamam de not wearable, ou seja, não usável em uma tradução livre.

Maquiadora: Danessa Myricks
Modelo: Jeana Turner

A maquiagem editorial normalmente não é uma maquiagem que a maioria das pessoas utiliza no dia-a-dia. Há um conceito criativo por trás dos looks produzidos, no geral pretendem vender a ideia de uma marca, de uma trend, de um diretor de arte e assim por diante. Por essa razão é que esse estilo traz combinações de cores, aplicações e técnicas que nós não costumamos ver nas pessoas enquanto andamos na rua em uma segunda-feira de manhã.

Adaptando para o dia-a-dia

Eu me inspiro grandemente em looks editoriais das revistas e em looks das passarelas, porém, há algumas características deles as quais não são compatíveis com as minhas preferências em relação à maquiagem. A característica mais marcante é a cobertura da pele. A pele na maquiagem editorial é comumente perfeita, sem marcas, sem textura e sem poros; além disso há um excessivo uso de edição. A textura real da pele vai embora e nós ficamos com aquele resultado air brushed que dá a impressão de que as fotos saíram de uma dimensão das fadas.

Maquiadora & Modelo: Mariah Leonard


Eu falo sobre minha questão com a pele na maquiagem no meu post sobre não usar base, mas me repetindo só de leve: eu não uso base, gosto das minhas sardas à mostra e adoro ver a textura das peles reais em fotos. Acho válido corrigir com um corretivo e não acho que o mundo deva abolir base como eu fiz, mas creio que não há mais a necessidade de vender esse irrealismo. Manchinhas, espinhas, sardas, poros e cicatrizes são muito bem-vindos à aparecerem em fotos.

Então, vamos falar um pouquinho sobre como eu adapto o estilo às minhas makes.

1. Pele

Essas são minhas regrinhas na hora de preparar a pele:

  • Rotina de skincare - limpar e hidratar bem meu rostinho para receber a make
  • Spot Concealing - usar corretivo em pontos estratégicos para disfarçar manchinhas e vermelhidão
  • Sem baking - aplico e assento pouco pó translúcido na pele com um pincel, assim não acentuo textura extra
  • Bronzer de tom quente não é contorno - o contorno cria sombra no seu rosto, por isso opte por um produto com cor de "sombra", um tom frio sem aquele fundo alaranjado
  • Iluminador é vida - não consigo sair sem iluminador, meus preferidos são mais cremosos e com efeito de "vidro", pois, eles iluminam e dão aparência de gloss sem realçar a textura da pele e pontinhos de acne

2. Olhos

Esses são meus passos na make dos olhos:

  • Soap brows - uso um pincel com escovinha e sabonete para pentear minha sobrancelha e deixar os fios no lugar. Dura o dia todo e as sobrancelhas ficam com aspecto feito, porém natural
  • Usar um bom primer de sombra - primers aumentam a durabilidade da sombra e a deixam sem craquelar durante o dia todo
  • Hidratar antes do corretivo - corretivo é uma benção, mas aplica terrivelmente em áreas secas. Por isso, hidrate bem sua área do olho com um hidratante adequado
  • Esfume a sombra sem medo de ser feliz - eu gosto de escolher um tom mate e esfumar com um pincel fofo, distribuo a sombra por toda a área do olho no estilo grunge sem medo levar a sombra no côncavo interno e pálpebra inferior
  • Tom metálico na pálpebra - depois de esfumar minha sombra mate gosto de colocar um pouco de brilho no centro da pálpebra. Com o dedo mesmo escolho uma sombra metálica com brilho, durante o dia o brilho se mistura aos óleos naturais da pálpebra dando um ar iluminado e natural

Boca

Em relação aos batons que uso não há muito segredo:

  • Batom de fácil manutenção - eu não tenho uma preferência de cor, mas sempre opto por uma fórmula que seja fácil de manter e reaplicar, seja ela líquida, cremosa, glossy ou matificada
  • Não ter medo de usar cores impactantes - se eu quiser usar batom vermelho ou roxo às seis da manhã pra pegar ônibus, eu uso. E normalmente meu go-to look conta com um vermelhão na boca

Inspiração

Não existe maquiagem sem inspiração e atualmente artistas de todo o mundo estão no Instagram  todos os dias compartilhando seus incríveis looks. O Instagram é minha grande fonte de inspiração junto dos looks que estão no We Heart It e no Pinterest. Porém, alguns artistas em específico simplesmente são meus preferidos e me deixam largada no chão com seus looks! Eles me ensinam técnicas, me apresentam formatos diferentes e me inspiram ao utilizar combos de cores e texturas criativas.

@Dausell

@Christian Schild

@Viktor Peters

Overview

Os elementos que compõe um look editorial rompem com o tradicionalismo da maquiagem neutra do dia-a-dia, no estilo explora-se a criatividade e brinca-se com tons e texturas de uma forma mais livre e inovadora. Os maquiadores e artistas têm liberdade para pirar sem a obrigação de respeitar regrinhas chatas como não poder usar olho escuro com batom marcante ou então, esfumar sombra vermelha como se não houvesse amanhã.
Adaptando o estilo para o dia-a-dia é possível fugir um pouco dos marrons e nudes, das sobrancelhas do Instagram e da cobertura pesada das bases populares. Aliar produtos multifuncionais e de alta durabilidade ajudam no processo de adaptação e resultam em um look criativo e ainda assim, simples.
O quê acharam? Me digam nos comentários. Nos vemos em breve com o primeiro look da série!

You May Also Like

0 comentários