Maquiagem sem base

by - junho 27, 2018


Regras de maquiagem apenas existem para limitar sua criatividade e criar uma sensação angustiante de insegurança. Todos nós temos nossas próprias noções de estética e nossos próprios padrões de beleza, mas, claramente em pleno 2018 já deu tempo o suficiente para aprender que beleza não é um conceito universal. E também, que nós não temos direito sobre a imagem do outro!

Creio que discutir padrões de beleza e pressão estética seja algo realmente complexo, que exige a análise de uma série de fatores e que aqui não cabe essa discussão. Porém, reconhecer que a pressão estética nos esmaga todos os dias é algo realmente simples. Ela está integrada na indústria de beleza como um todo e, nesse contexto ela dita qual o certo e qual o errado na hora de aplicar nossa maquiagem. Acontece que quebrar regras de maquiagem faz parte do meu dia-a-dia e, sinceramente, usar maquiagem para me expressar ao invés como forma de me mascarar mudou toda a minha relação comigo mesma.

Não é sobre demonizar o uso de maquiagem

Convenhamos, né? Eu sou a demônia das maquiagens, não estou aqui nesse mundo para boicotar o uso de maquiagem de ninguém. Porém, é sobre criar um senso de liberdade na hora de se maquiar. É sobre tirar aquele peso de que é preciso usar base para cobrir suas espinhas, de que é preciso cobrir as olheiras, de que é preciso fazer a sobrancelha, de que é preciso passar máscara de cílios e tantos outras coisinhas. Maquiagem também é sobre se expressar, não apenas sobre esconder defeitos e sobre acentuar qualidades.

Nos últimos anos as marcas também deram uma despertada nesse sentido, se preocupando em trazer produtos menos focados em alta cobertura e mais focados em deixar a pele com aspecto natural e saudável. Esse é o caso da Glossier e da Milk Makeup, duas marcas que eu morro de vontade de testar, mas que infelizmente são bem inacessíveis para o público geral aqui do Brasil.

1. Perfecting Skin Tint $26 2. Stretch Concealer $18
A Glossier não entrega no Brasil  os preços no Mercado Livre são ABSURDOS!
A sensação de ver a indústria de beleza dando essa balançada nos padrões é incrível! Sei que as marcas visam o lucro no final das contas, afinal sociedade capitalista, né? Mas, é sempre bom ver marcas dispostas a desafiarem o raio do padrão estético que exclui e boicota tanta gente por aí! Nós queremos usar maquiagens, mas com uma proposta que não esmague nossa personalidade e que nos permita apreciar nosso rosto com espinhas, marcas, manchas, olheiras e linhas de expressão sem neura.
Há também marcas com essa proposta de pele mais natural que são voltadas para um estilo mais avantgarde e editorial, meu estilo preferido de maquiagem. Essas marcas focam na expressão da criatividade e na produção principalmente dos olhos e boca. Esse é o caso de marcas como a Illamasqua e a Ritual de Fille. Marcas que também, infelizmente, não são acessíveis aqui no Brasil. Sofrência!

1. Hidra Veil Primer £60  2. Colour Veil £20
A Illamasqua entrega no Brasil, mas a marca é caríssima. Está na minha Wishlist da vida ter um produto da marca


A minha saga

Algum fenômeno misterioso aconteceu com o meu rosto por volta  dos meus 19 anos. Minha pele se transformou drasticamente trazendo uma enorme dor de cabeça! Eu não sofri com acne na adolescência - além de espinhas esporádicas quando menstruada - e minha pele sempre aceitou qualquer coisa. Minha pele se tornou oleosa e cheia de acne e um dos primeiros pensamentos que eu tive foi o de pesquisar uma base poderosa que cobrisse aquelas espinhas, como se gastar duzentos reais em uma base da M.A.C fosse uma solução milagrosa para todos os problemas da minha vida.

Acontece que foram tentativas falhas atrás de tentativas falhas. Eu não sabia muito sobre maquiagem na época e gastei um bom dinheiro seguindo conselhos da galera do YouTube e dos blogs famosinhos. Comprei diversas bases, das mais caras às mais baratas, mas nunca me senti satisfeita. Levei anos para aprender a cuidar propriamente do meu rosto e mais que isso, levei anos para compreender que usar base simplesmente não é para mim.

Canal da Jkissa e Instagram da Jkissa

E, por mais irônico que isso seja, foi justamente uma beauty guru famosa que me fez largar esse negócio de usar base. Em algum momento entre 2014 e 2015 eu achei os vídeos da Jkissa Makeup e foi ela que mudou minha percepção sobre como um look de make deve ser. Fiquei curiosa ao perceber que ela não aplicava base em nenhum de seus tutoriais, afinal, foi a primeira vez me deparei com isso em um tutorial.

A resposta simples e objetiva que a Jkissa dá para o questionamento sobre não usar base foi o que eu precisava para deixar isso pra lá. Seus looks coloridos, criativos, marcantes e fora do padrãozinho me ajudaram a perceber que eu poderia fazer os looks elaborados que eu tanto gostava sem me preocupar em ostentar uma pele perfeita.

É claro que você não tem que deixar de usar base porquê eu aboli esse passo do meu ritual de maquiagem. Apenas quero explicitar que você não tem obrigação de seguir regra alguma quando for pintar seu rosto maravilhoso! Espinhas e suas marcas, sardas, manchinhas e defeitinhos são completamente normais e, no fundo nós sabemos disso. A questão é que o Photoshop nas fotos de revista, os filtros nos vídeos do YouTube e o Facetune no Instagram criam essa ilusão de pele extremamente sedosa e sem marcas. No final das contas, é só uma ilusão.

1. @deannahanmua 2. @tariqokail

Também entendo que muitas pessoas sofrem com acne severa e se sentem muito melhores com a pele coberta com base e corretivo e esse fato não é um problema. Inseguranças todos nós temos e todos nós tentamos disfarçá-las de alguma forma. Porém, cobrir o rosto com bases e corretivos não é necessidade. Isso deve ser uma questão de livre arbítrio, você escolhe quando e como cobrir seu rosto, nenhuma pessoa e nenhum padrão têm o direito de interferir nessa decisão. Nenhuma maquiagem é invalidada caso não siga essas regras chatas!

Inspiração

Assim como a Jkissa, outros influencers também adotam a estética da pele sem base ou então, a estética da pele natural.Essa ideia de maquiagem fresh e natural se tornou algo popular no mundo da maquiagem e não é difícil encontrar looks produzidos com essa proposta, sejam looks do dia-a-dia, sejam looks para o Instagram.

1. @life.formulation 2. @ashleigh_scarlett

Sempre fico nervosa quando vejo um vídeo ou postagem sobre certos e errados na hora da make, fico extremamente irritada sobre como alguns influencers esperam que as pessoas sigam uma cartilha sobre a maquiagem perfeita. E na real, à essa altura da vida nós sabemos que não temos obrigação de cumprir raio de expectativa alguma sobre como devemos ou não devemos nos apresentar.

E aliás, pretendo trazer bastante conteúdo diferente sobre maquiagem e boas resenhas de produtos de maquiagem e cuidados com a pele. Sou vaidosa, adoro pintar a cara e tenho minhas regrinhas, mas um pouco de originalidade sempre faz bem.

O que vocês acham sobre o assunto? Quais são as regras de maquiagem que vocês quebram com gosto?
Até o próximo post!

You May Also Like

0 comentários