DIY - Tônico Facial Caseiro para Pele Oleosa & com Acne

by - fevereiro 24, 2019

É um tanto forte e exagerado dizer que não há vida em mim sem tônico facial? Sim, é! Mas, a real é que minha pele não existe confortavelmente sem aquela passada caprichada de tônico facial após a limpeza do meu rosto. Começar a utilizar um bom tônico facial fez toda a santa diferença quando minha pele se rebelou contra mim, foi um dos passos mais significativos que adicionei na minha rotina de skincare. Este passo é o responsável por reequilibrar o ph da nossa pele que é levemente ácido e caminha para a neutralidade quando a lavamos e para índices alcalinos quando não a cuidamos corretamente.
Acontece que comprar tônico com frequência custa - imaginem o quê - dinheiro. E admito, eu passei por uma fase de gastar dinheiro demais com produtos para pele e agora estou tentando manter minhas compras controladas. Nesse meio tempo de low/no buy meu tônico facial acabou e eu me vi entre a cruz e espada: comprar meu usual tônico para pele oleosa da Cativa Natureza e quebrar meu objetivo de ficar dois meses sem comprar skincare ou dar uma segurada e fazer um tônico caseiro?
Optei pela última e sendo assim, foi a hora de voltar aos meus dons de alquimia - que são horríveis, btw - e fazer meu próprio tônico. Já vi inúmeras receitas por aí, pois, pesquisei bastante sobre quando comecei a me interessar pelos cuidados com a pele e, já testei algumas. Para ser sincera, eu não me lembro ao certo como as receitas que fiz no passado se saíram, porém, por agora eu conheço bem melhor os ingredientes que minha pele gosta e aceita, quais funcionam melhor para o controle da minha oleosidade e da minha acne.
Foi com esse conhecimento e mais algumas pesquisa que pude me jogar aos braços do DIY e agora, venho dividir esse processo com vocês.


Período de adaptação

Serei bem realista com vocês: toda vez que troco de tônico minha pele fica meio agoniada. Ela produz um pouco mais de óleo que o normal e as espinhas aparecem, isso acontece toda santa vez que testo um tônico facial novo. Ela precisa de um tempo para se adaptar, para se acostumar aos novos ingredientes e ativos. Por isso, não estranhe se parecer que tudo deu errado ao testar um tônico caseiro, sua pele precisa assimilar a mudança e pode ficar rebelde por uns dias. Após os primeiros dias - e até mesmo semanas - é que você vai realmente mensurar o sucesso da receitinha que decidiu utilizar. E detalhe: isso pode ocorrer com qual produto de skincare, inclusive os mais caros!

Montando a Receita

Existem inúmeras receitas de tônicos caseiros pela internet! Você pode ficar no Google por horas olhando e pesquisando e pode ser que isso te leve a uma grande paralisia por análise. Você vai ver tanta informação que vai ficar perdido e desistir. Não desista! O quê me ajudou muito na criação da minha receitinha foi ter como guia o rótulo do meu usual tônico facial.
O tônico facial da linha para Pele Oleosa da Cativa Natureza - que é meu xodô - possui em sua formação hidrolato de tea tree, óleos essenciais de lavanda e cravo, aloe vera, óleo de copaíba e camomila. Foi ao conhecer e pesquisar os ingredientes desse rótulo que pude aprender sobre os ingredientes que funcionam para mim e que pude selecionar quais utilizar no meu DIY.
Também pesquisei bastante sobre a diluição dos produtos. Eu sou uma grande adepta dos óleos essenciais e, por isso, sei que é preciso utilizá-los com responsabilidade. Óleos essenciais precisam ser diluídos em carreadores, alguns não podem entrar em contato com o sol e por aí vai. Então, pesquise bem sobre óleos essenciais antes de pingar gotinhas a esmo na sua mistura.
Com muita leitura e pesquisa pude decidir qual seria a estrutura da minha receita:

  • Base neutra para diluição dos óleos essenciais: óleos essenciais funcionam para mim - principalmente o de tea tree - e eu precisava de uma base para diluí-los. Por isso, uma base neutra para este processo tornou-se realmente a base da minha receita.
  • Chá como meio aquoso: eu já utilizei água destilada e mineral para fazer tônicos no passado e não gostei muito do resultado. Como já usei alguns chás no meu rosto e percebi que eles funcionam melhor, optei por utilizar um chá.
  • Sinergia de dois óleos essenciais: repito, me dou bem com vários óleos essenciais. Por isso, foi bem natural colocá-los na receita. Porém, optei por misturar apenas dois óleos para não fazer uma grande mistura que não ficasse em harmonia.
  • Acrescentar óleo Vegetal: não é necessário abolir óleos vegetais da sua rotina se você tiver pele oleosa, os óleos corretos são aliados. Optei por ter um pouco de óleo vegetal puro no tônico para aumentar a gama de ativos e para ter uma formulação um pouco mais hidratante.

Ingredientes

Os ingredientes que utilizei na minha receitinha são aqueles sempre presentes nos meus produtos de cuidado com a pele. São ingredientes que já utilizei e testei várias vezes e que - principalmente - apresentam bons resultados ao controlar meus dois problemas chave: oleosidade & acne.
Eu sempre leio as formulações dos produtos que utilizo e pesquiso sobre seus ingredientes e assim, aprendi mais sobre eles. Dessa forma, fui aos rótulos dos meus produtos de skincare para selecioná-los.

  • Puro Gel de Aloe Vera: eu só falto me banhar por completo em aloe vera, sinceramente. Ela é uma base neutra que pode ser utilizada para diluição de óleos essenciais e possui características anti-inflamatórias, cicatrizantes e hidratantes. Limpa sem ressecar, desinflama e hidrata
  • Chá verde: dos chás que já testei foi o mais efetivo. Rico em antioxidantes, tem ação hidratante e regeneradora. Ajuda no controle da oleosidade e a regenerar a pele.
  • Óleo Essencial de Tea Tree e Lavanda: Tea Tree é aquele óleo essencial que todos conhece e todos ama. Anti-inflamatório, anti-bactericida, cicatriza as espinhas e cuida da pele. A Lavanda é complementar ao Tea Tree e juntos eles funcionam excelentemente.
  • Óleo de Semente de Uva: possui altos níveis de ácidos graxos e Vitamina E. Auxilia na regeneração e hidratação da pele, além de ser antioxidante e não comedogênico. 

A Receita

A parte mais importante desse processo é a diluição dos óleos essenciais. Esses óleos são bem concentrados em ativos e podem acarretar em alergia ou irritação graças a sua formação complexa e concentrada.
Depois de muitas & muitas pesquisas encontrei que a melhor porcentagem de diluição para o rosto é entre 0.5% e 1%. Se os óleos que você irá utilizar são daqueles mais fortes - como os de lemongrass e laranja doce - aconselho utilizar a diluição de 0.5%. No meu caso os o.e de Tea Tree e Lavanda são mais moderados e podem entrar em contato direto com a pele em baixas quantidades, sendo assim, utilizei a diluição de 1%. Aqui nesse post da Harmonie Terapia você encontra os valores certinhos para a diluição.
Eu faço meu tônico geralmente de 30 em 30 ml e essa quantidade costume durar entre 2 e 3 semanas. Então, a cada 15/20 dias eu refaço a receitinha e prossigo o uso.

  • 10 ml de puro gel de Aloe Vera
  • 15 ml de chá verde - faço um chá bem forte com a erva a granel ou chá de saquinho
  • 3 gotas de óleo essencial de Lavanda
  • 4 gosta de óleo essencial de Tea Tree
  • 5 ml de óleo vegetal de Semente de Uva
Neste caso, os 10 ml de Aloe Vera + 5 ml de óleo de Semente de Uva formam 15 ml de base carreadora para 7 gotas da mistura de Tea Tree + Lavanda.

Substituindo os ingredientes

Você não precisa utilizar exatamente os ingredientes que utilizei. Bastam ser ingredientes que conversem com seu tipo de pele e com as necessidades dela. Aqui vão algumas dicas para substituições:

No lugar do Chá Verde: 
  • Chá de Camomila: peles sensíveis
  • Água de Rosas: peles secas
  • Hidrolato de Tea Tree ou Lemongrass: peles oleosas
  • Hidrolato de Hamamélis: peles com acne
No lugar do o.v de Semente de Uva:
  • Rosa Mosqueta: peles secas
  • Jojoba: peles oleosas
  • Gérmen de Trigo: peles secas
  • Copaíba: peles oleosas
  • Amêndoa Doce: peles sensíveis
  • Calêndula: peles sensíveis

Mas, e aí? Realmente funciona? Vale a pena?

Sendo bem sincera - de novo - não obtive bons resultados nos primeiros usos! Como disse anteriormente, minha pele demora um pouco para se adaptar, logo nos primeiros dias que utilizei essa mistura meu rosto produziu mais óleo que o normal. Foi depois da primeira semana que as espinhas se acalmaram, que a oleosidade ficou melhor controlada. Mas, a partir de então, tem funcionado muito bem. Foi a primeira vez que utilizei essa receita e até agora - das últimas que tentei - foi a que funcionou melhor. Meu tônico está no finalzinho e estou pensando seriamente em continuar fazendo ao invés de comprar.
E vale a pena, sim! Tendo os ingredientes em mão fica bem simples fazer e acaba sendo mais econômico a longo prazo. Além disso, você produz menos lixo ao evitar comprar várias embalagens de plástico, basta reutilizar algum vidrinho vazio ou comprar um borrifador do seu agrado. Além do mais, dá aquela sensação de independência que apenas um bom DIY proporciona.

You May Also Like

0 comentários