Dicas de como usar maquiagem de forma multifuncional

by - novembro 10, 2018


Usar sombras, corretivos e batons para mim sempre foi mais sobre expressar minha criatividade que sobre esconder defeitos. Sim, eu uso maquiagem para dar destacar ainda mais a minha aparência, mas as coisas ficam mais divertidas quando nos produzimos com mais liberdade e menos neura. Um take mais livre e criativo te permite duas coisas interessantíssimas: experimentação e funcionalidade.
Quando você olha para o seu rosto como uma tela prestes a receber uma criação é possível romper com a necessidade de utilizar maquiagem para mascarar alguma coisa, você passa a enxergar suas makes como aliadas em um processo criativo. E esse processo criativo te leva a fazer looks diferentes, seja para descobrir uma técnica nova ou seja para aprender com um erro.



A segunda parte faz parte do processo de experimentação, mas merece destaque. Muitas vezes uma rotina convencional e dentro das regras limita a nossa criatividade na hora de maquiar, isso porque nós estamos acostumados à ideia de que um produto de maquiagem tem uma função específica e não pode sair dessa linha. Acontece que muito do consumismo que existe no mundo das makes, e da beleza no geral, vem justamente desse pensamento errôneo, dessa ideia de que um produto não pode ser utilizado de diferentes formas. Assim, nós estamos constantemente querendo comprar coisas novas e não aproveitamos aquilo que já temos.

Muitos dos momentos de inspiração para usar um produto para uma função diferente daquela que ele supostamente possui vem dos momentos de gambiarra. A maioria de nós tem uma wishilist enorme de coisas que queremos comprar, mas a maioria de nós não tem dinheiro para comprar tudo. Infelizmente, o consumismo está bem atrelado ao mundo da maquiagem e sempre que possível é bom achar maneiras de driblá-lo.

Inspiração


A minha maior inspiração nessa ideia de usar maquiagem de uma forma multifuncional é a maquiadora e youtuber sueca Linda Hallberg. Se você se aventura pelas makes no Instagram e no Pinterest já deve ter visto um look dela por aí, ela é extremamente talentosa e carrega consigo uma característica muito presente no mundo editorial, a de utilizar um produto de várias maneiras diferentes. Inclusive, foi inspirada nessa vibe da funcionalidade que a Linda criou sua própria marca a LH Cosmetics
O primeiro produto feito pela marca foi uma a Infinity Palette. De início parece ser mais uma paleta neutra de sombras, porém, há um conceito interessantíssimo por trás dela, a de usar as cores de maneiras infinitas como sugere seu nome. As cores podem ser utilizadas como sombras, como blush, iluminador, contorno e até mesmo pó se for o caso. A ideia é de ter em mãos um produto multifuncional que pode ser utilizado de diversas formas para ser aproveitado em toda sua potencialidade. Incrível, não?


Outra maquiadora sensacional do mundo dos editoriais é a Danessa Myricks. Ela também possui uma linha própria de maquiagem, a Danessa Myricks Beauty. Um dos meus produtos preferidos da marca (não que eu tenha testado, porque é realmente não acessível para nós BRs) são os Color Fix. Esses são produtos cremosos e muito pigmentados que podem ser utilizados nos olhos, rosto ou boca. Eles vão dos tons de pele mais claros aos mais escuros e também possuem versões coloridas como amarelo, azul, vermelho, preto e branco. Os Color Fix também podem ser utilizados em camadas mais finas ou mais grossas, ou seja, são produtos extremamente funcionais que atuam como um verdadeiro canivete suíço.



Eu tenho uma coleção de maquiagem minimalista, na medida do possível, já que são fã de maquiagem colorida e por isso sinto necessidade de ter opções de sombras e batons. Mas, considero minha coleção bem curada, não costumo deixar makes largadas sem uso no fundo de uma gaveta. Tanto para manter um certo nível de minimalismo e organização tanto para economizar grana procuro utilizar minhas maquiagens com essa ideia multifuncional. 
E ah, há um outro detalhe adicional: essa proposta mais multifuncional permite que você use um produto que não deu certo em outra função, assim você não desperdiça dinheiro!

Dicas Multifuncionais para Maquiagem


Batom líquido nos olhos


Eu simplesmente adoro usar batom líquido nos olhos e de diferentes formas. Eles podem ser utilizados para criar sobrancelhas coloridas, delineados coloridos e também como base para sombras coloridas, já que batons líquidos costumam ficar sequinhos e não transferir. 
Apenas tenha cuidado e conheça a sensibilidade dos seus olhos. Procure sempre colocar o batom primeiro no dorso da sua mão, paletinha ou algo do gênero e leve o produto aos olhos com um pincel. Não use o aplicador do batom direto nos olhos para evitar contaminação nessa área tão sensível.

Batom em bala como blush

Batons convencionais também podem ser utilizados, mas eles tendem a craquelar e manchar, pois, são mais emolientes. Por isso, gosto de aproveitar meus batons mais cremosinhos como base para o meu blush, dependendo da fórmula é até possível usá-los como uma espécie de blush em creme. Caso você queira a exata cor do batom nas bochechas e sinta que é necessário selá-lo de alguma forma, é só passar um pouquinho de pó translúcido por cima. Você pode aplicar com batidinhas usando o dedo ou então um pincel duo fiber mais gordinho. Assim, é possível brincar com as cores na bochecha sem precisar comprar diversos blushes.

Sombra como iluminador



Muitas paletas possuem sombras brilhosas e maravilhosas, também muitas marcas possuem sombras avulsas que possuem uma textura e brilhos incríveis. Você pode muito bem aproveitar essas em específico para utilizar como iluminador, principalmente se você deseja experimentar com algum tom diferente e fora da sua zona de conforto. Dessa forma é possível brincar com cores e texturas sem precisar comprar diferentes iluminadores. Você pode até investir em uma paleta de iluminadores ou em uma cor mais diferentona, mas poder testar com as sombras antes te permite ter uma ideia geral daquilo que você procura.

Hidratante ou primer facial para diluir base ou corretivo

Tem uma base ou um corretivo muito reboco que você gostaria que fosse um pouco mais levinho? Uma dica que eu aprendi com as maquiadoras da KVD no Youtube é o de diluir um produto de alta cobertura com um hidratante ou primer facial. No caso da diluição das bases é necessário prestar atenção nas fórmulas dos hidratantes e dos primers para evitar que os dois se separem na pele. Procure utilizar produtos à base de óleo com outros à base de óleo e produtos à base de água com outros à base de água. Mesma ideia funciona para produtos em formato de gel.
No caso do corretivo, indico diluí-lo com hidratante específico para área dos olhos. Com esse truque você pode aproveitar produtos de pele para acabamentos diferentes sem a necessidade de ter várias bases e corretivos.

Misturinha de corretivo e sombra para criar base colorida

Diversas vezes eu sinto vontade de criar uma make amarela ou verde, mas me falta uma base de sombra dessa cor para um fundo nas pálpebras a fim de fazer com que elas se destaquem mais. Eu não tenho uma série de lápis e delineadores coloridos e, por isso, uso o truque de misturar corretivo com sombra. Para esse truque em específico gosto de usar corretivos bem líquidos, pois, é mais fácil fazer a misturinha. 
Eu raspo um pouquinho da sombra colorida que desejo usar em cima de uma paletinha ou pratinho e misturo com um corretivo bem líquido já que é mais fácil fazer o mix dessa forma. Misturo com um pincel e aplico nos olhos. Voilá! Tenho uma base colorida que além de tudo vai durar nos meus olhos, pois, corretivos líquidos costumam ser bons primers de sombra.

Gel de aloe vera para criar delineados e iluminadores líquidos



Gel de Aloe Vera é uma das coisas mais multifuncionais que eu já utilizei na minha vida. Sério! Você pode usar no rosto, no corpo, no cabelo e com várias e várias finalidades diferentes, inclusive, na maquiagem. Eu costumava usar o Sealing Gel da Illamasqua para diluir sombras e criar delineados, mas o meu acabou e eu não estou pronta para investir em outro ou então para comprar um Duraline da Inglot.
Até que um dia vi alguém diluindo sombra no com o gel no Insta e resolvi testar. Foi uma excelente ideia! O gel torna a sombra em uma pastinha que pode ser usada para fazer um delineado diferentão ou então para potencializar o metalizado de uma sombra na pálpebra.
Também é possível misturar uma sombra metálica ou até mesmo iluminador em pó com um pouco de gel para criar um iluminador líquido e potente que vai ficar no seu rosto por horas e horas.

Overview


O resumo dessa ópera é: deixe a criatividade fluir e - literalmente - não se prenda à rótulos. Teste, brinque, inove sem medo, pois, make sai com óleo + água + sabonete no final do dia. Romper com o consumismo exagerado e aproveitar aquilo você tem na sua coleção vai tornar sua jornada com maquiagem muito mais dinâmica e de quebra, você economiza uma grana que pode ser guardada ou aproveitada em outros itens que você deseja.

You May Also Like

0 comentários