Diário de Low Buy - #1: Colocando um freio nas compras

by - junho 19, 2019



2018 foi um ano confuso e cheio de emoções. Foi melhor que 2017, um ano extremamente complicado, mas que ainda assim testou muito a minha paciência. Infelizmente, eu sou campeã em fazer uma péssima coisa quando estou com a ansiedade lá em cima e com o estresse tomando conta, deixar a impulsar ganhar. E aí, adivinha que favor eu me faço? Compro coisas que não deveria sem pensar e quebro meu orçamento. É difícil parar e assumir um problema desses, é complicado falar em voz alta que você tem dificuldade em assumir o controle.
Em 2018 eu comprei muitos produtos para a pele em razão do excesso de oleosidade e de espinhas que vieram do estresse extra, tentei afogar as mágoas em maquiagens e ainda mantive o cabelo cinza por boa parte do ano. Terminei o ano sabendo que precisava controlar melhor os gastos em 2019. Minhas finanças não andam das melhores e nesse mês de junho eu dei uma boa vacilada. 

Por essa razão, decidi começar um diário de low buy aqui no blog. Assim, eu posso extravasar as frustrações, organizar minhas compras e ainda ajudar alguém que possa estar no mesmo caminho.

O que é low buy, afinal?

Descobri o low buy e também o no buy no grupo da Phyrra Nyx no Facebook. Todas as sextas-feiras rola um post para as pessoas falarem sobre como controlaram seus gastos durante a semana.
O low buy é sobre comprar pouco. Comprar pouco é algo que varia de pessoa para a pessoa, mas o princípio é o mesmo. Você faz listinhas das coisas que quer comprar, pesquisa preços, pesquisa dupes, analisa sua coleção e etc. É sobre pensar estrategicamente a respeito do seu consumismo. O no buy vai um pouquinho além e é sobre simplesmente não comprar!

Minha penúltima comprinha de maquiagem. O BT Detox ficou na minha listinha por uns dois meses, assim como o pó de contorno. Aproveitei e também adicionei a máscara da Bruna na comprar também.


Testei várias maneiras de adaptar os dois na minha vida e depois de meses de erros e acertos, sucessos e fracassos eu consegui entender quais são as minhas maiores dificuldades e como posso controlar o consumismo. Estou separando os meses em que compro skincare e em que compro maquiagem, meus dois maiores fracos. No mês que reponho meus produtinhos para a pele eu não compro makes novas e vice-versa. Skincare é para ser comprada mais ou menos de três em três meses e a rotina de pele é para ser composta por poucos produtos.

Em relação às makes, não estou seguindo muitas marcas no insta, estou evitando pesquisar lançamentos, procurando ser bem criativa com aquilo que já tenho e também pesquisando bem antes de comprar. Para isso estou sempre elaborando e atualizando listinhas de desejos. Assim, quando eu for comprar eu realmente comprarei algo que acrescentará à minha coleção.

Essa sombra é a Ourado da Quem Disse Berenice. É linda, é maravilhosa, mas foi comprada por impulso. É esse tipo de compra não programada que quero evitar. Nesse dia também comprei um lápis com glitter, mas minha cachorro o comeu antes que pudesse usá-lo lol


Não é fácil! Sou impulsiva e cheias de lombriga. Mas, também sou pobre, risos. E por mais que eu goste de maquiagem, quero que seja um hobbie prazeroso e divertido, não algo sobre compras, mais compras e lançamentos. Quero ter uma coleção interessante, porém minimalista em que eu sei o quê tenho e uso o quê comprei de forma multifuncional e inteligente.

Quero fazer várias coisinhas legais dentro desses diários. Trazer listinhas, desabafar, mostrar comprinhas e mostrar uns looks. Maquiagem não deve ser sobre consumir e sim sobre se expressar e eventualmente tirar umas fotos maneiras para o Instagram.

You May Also Like

0 comentários